Após um jovem americano tirar a própria vida em setembro de 1994, amigos e familiares se reuniram como forma de despedida e, mesmo que de forma não intencional, iniciaram o movimento Setembro Amarelo.
Na ocasião, todos levaram cartões e fitas na cor amarela, mesmo tom do Mustang 68 que ele havia restaurado e pintado, com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Tal ato alcançou todo os Estados Unidos.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Aproveitando essa data, em 2014, o Brasil lançou a campanha Setembro Amarelo por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
O Brasil no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Apesar de muitos países terem apresentado queda no número de suicídios, no Brasil a realidade é outra. Dados apontam que os casos vem aumentando de forma preocupante e que o nosso país não está bem posicionado no ranking de combate e prevenção.
Por isso, é urgente que campanhas como o Setembro Amarelo sejam incentivadas para que a população tenha conhecimento de como é possível ajudar e ser ajudado.
A conscientização sobre a prevenção do suicídio deve partir do princípio que a melhor forma de se evitá-lo é através de diálogo. E as empresas são fundamentais nesse momento, já que passamos várias horas do dia dentro delas e pelo mercado de trabalho, muitas vezes, ser um agravante das questões psicológicas.
A prevenção no mundo corporativo
A prevenção deve ser estimulada com ações que promovam o bem estar dos colaboradores. O ideal é que ocorra ao longo do ano todo, porém, em setembro a luta deve ser intensificada por já haver uma campanha prevista em calendário.
Distribuir informativos, ter pausas mais longas, criar rodas de conversa e viabilizar momentos de relaxamento são medidas que devem ser adotadas por uma instituição que não reduz a sua equipe à somente números.
Outro artifício que faz diferença é a produção de brindes personalizados que exaltem a importância da causa. Usá-los em treinamentos ou como presente para os colaboradores, também são maneiras de cuidar da saúde mental das pessoas.
Quais são os melhores brindes para a campanha do Setembro Amarelo?
Primeiramente, para estimular aqueles que precisam expressar suas emoções, é ideal personalizar caderno, caneta ou bloco pois servem de material para registrar sentimentos. Essas anotações podem ser úteis nos encontros com grupos de apoio.
Em seguida, para reduzir o nível de tensão, os itens que mais combinam são bola anti estresse, massageador facial, ou até mesmo almofada de pescoço para as horas de intervalo.
Mas, se o intuito for presentear com algo que também possa ser usado fora da empresa, opte por caneca de cerâmica com gravação de uma frase de efeito. Além dela, recomendamos mochila saco e squeeze.
Por fim, temos produtos variados como leque dobrável, máscara de dormir, mini ventilador recarregável e toalha. Esses e muitos outros você pode encontrar em nosso catálogo preparado especialmente para datas comemorativas.
Aposte em brindes personalizados para o Dia Nacional da Prevenção ao Suicídio e construa uma cultura forte e inclusiva dentro da sua empresa!
Deixe um comentário