Uma estratégia muito utilizada e válida é oferecer brindes aos clientes e possíveis clientes. Isso ajuda a engajá-los em uma causa específica, fortalece a marca e pode até mesmo atraí-los para um novo negócio. No entanto, não basta comprar um brinde com a logo da empresa e presentear. Existe todo um processo para escolher o brinde perfeito para a sua campanha e é sobre isso que nós iremos falar!
Qual o objetivo da sua campanha?
Sabe aquele velho ditado “quando não se sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”? Devemos internalizá-la e levarmos conosco sempre que pensarmos em uma campanha de marketing. Por isso, para evitar que nos percamos pelo caminho, é muito importante saber qual o objetivo da campanha.
O brinde será dado para novos clientes? Para os colaboradores da empresa? Será dado em um evento? Ou é para prospects da empresa? A depender da resposta dessas questões, já será possível direcionar melhor o que dar para o cliente.
O brinde faz sentido para o cliente?
Outro problema recorrente com relação à compra de brindes é a escolha de itens que talvez não façam sentido com o cliente e não tenham nada a ver com o mesmo. De nada adianta investir em algo que nunca mais será usado ou visto novamente.
Por isso, é importante conhecer minimamente o público-alvo da campanha, para entender se o brinde vai encantá-lo. Independente do objetivo definido, você quer que o presente marque quem está recebendo de alguma forma, para isso ele precisa ser minimamente relevante.
Qual o orçamento da campanha?
Pouco se fala sobre essa etapa, mas ela é crucial para a definição do brinde. Afinal, é preciso levar o quanto se tem disponível para investir, antes mesmo de começar a buscar pelas opções de brindes. Para definir esse orçamento, vale pensar no retorno que ele pode trazer para a empresa.
Vamos supor, por exemplo, que você quer dar um brinde para um cliente que indicou uma outra empresa que fechou negócio. Além de demonstrar sua gratidão, o brinde perfeito vai fazer com que ele indique ainda mais, para ter a oportunidade de ser reconhecido novamente. E existe a possibilidade de outros clientes virem esse reconhecimento e se sentirem mais motivados para indicar seu negócio. Entende o quão lucrativo isso pode ser?
Por isso é tão importante pensar em qual o objetivo, conhecer o cliente e ter um orçamento para cada campanha. Isso irá te ajudar a encontrar o brinde perfeito.
Como fazer a escolha final?
Se você seguiu todos os passos anteriores, as opções devem ser as melhores possíveis. Lembre-se de que o brinde deve marcar quem está recebendo de alguma forma. Por isso, tente sempre se colocar no lugar do cliente e pense em toda a experiência, não apenas no brinde em si. Isso irá ajudar a definir a melhor opção para a sua campanha!
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