Antes de tudo, sabemos que o que faz a “roda de uma empresa girar” são os colaboradores. Afinal de contas, sem eles, não conseguimos gerar competitividade no mercado, e muito menos garantir autoridade de marca para conquistar de maneira contínua os nossos clientes.
Por esse motivo, é crucial investir em nossos colaboradores internos, buscando entender seus comportamentos, suas necessidades, objeções e demandas. Nesse quesito, podemos perceber a devida importância do endomarketing.
Caso você não saiba, trata-se do marketing interno de uma empresa, onde o foco está direcionado aos funcionários e em processos visam torná-los mais engajados, capacitados e confortáveis em seus postos de trabalho.
No entanto, mesmo que o termo seja bastante falado no mundo dos negócios, muitos gestores de marketing, RH e até mesmo empreendedores desconhecem a importância de investir nesse tipo de marketing.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o endomarketing.
Afinal, o que é o endomarketing?
Conforme vimos, podemos definir que o endomarketing nada mais é do uma estratégia da área de marketing, só que, ao invés de focar no público externo — clientes, consumidores e concorrentes, por exemplo — o objetivo está inteiramente centrado no âmbito interno, ou seja, nos colaboradores.
De maneira prática, o endomarketing geralmente é implementado nas empresas justamente por conta da influência dos colaboradores. Isso porque eles possuem o contato diário com todas as atividades laborais, e dessa forma, são os mais aptos para oferecer opiniões e, principalmente, influenciar pessoas a respeito da empresa em geral.
Qual a importância do endomarketing para as empresas?
Sabendo do conceito dessa estratégia de marketing interno para os negócios, não fica difícil entender seus principais benefícios e vantagens para a marca. Vamos conferir abaixo:
1. Trabalho mais produtivo
Em geral, uma das primeiras vantagens que podemos obter com o investimento em endomarketing em uma empresa é, sem dúvidas, na otimização do trabalho.
Já que o foco está centrado nos colaboradores, então é fato que as estratégias de endomarketing visam entender como o trabalho de cada funcionário é executado, para que mudanças possam ser realizadas, e assim, tornar esse trabalho mais leve, mais otimizado e, consequentemente, mais produtivo.
2. Colaboradores mais motivados
Em consequência de um trabalho mais otimizado e confortável, ganhamos a motivação dos colaboradores.
Afinal, se existem recursos e projetos para estimulá-los e deixá-los cada vez mais independentes, capacitados e satisfeitos com seus postos de trabalho.
E como bem sabemos, a motivação para trabalhar é o melhor combustível para produzir melhores ofertas, gerar insights para otimizar processos, planejar novas possibilidades e tornar a empresa cada vez mais competitiva.
Gostou desse artigo? Conforme vimos, o endomarketing é de suma importância para as empresas. Afinal, é uma estratégia que ressalta a importância de valorizar o funcionário no quadro de times, e além de tudo, mostrar a ele que a empresa se importa com o seu bem-estar.
Agora que você sabe a importância dessa estratégia de marketing, que tal promover ainda mais valor aos seus colaboradores através de brindes personalizados? Visite agora mesmo o nosso site e conheça os nossos produtos.
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