Dia Mundial do Rock e brindes para festivais

O dia 13 de julho foi escolhido como o Dia Mundial do Rock em homenagem ao Live Aid, evento beneficente que, em 1985, reuniu nomes de peso da indústria musical com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Na ocasião, durante sua apresentação, o astro Phil Collins sugeriu que essa data fosse celebrada anualmente.

Apesar dessa comemoração não ter vingado no exterior, no Brasil foi continuada devido ao sucesso que o rock já fazia, incentivado pela criação do Rock in Rio, maior festival desse gênero no país. A partir de então, foram produzidos encontros de estilos musicais distintos, movimentando, além da indústria fonográfica, outros setores da economia, conforme informa a matéria publicada pelo jornal O Globo.

A grande visibilidade gerada por esses festivais despertou interesse em marcas renomadas que tornaram-se patrocinadoras e começaram a investir em ações para se aproximar do público. Com o tempo, elas entenderam que estar presente de forma interativa provocava conexões duradouras, pois a vivência a partir das ativações criava lembranças que extrapolavam o dia do evento.

Por isso, a cada edição são empregadas estratégias criativas que buscam fidelizar clientes e gerar engajamento através de formatos que “saem do patamar musical e se transformam nas experiências mais aguardadas do ano, com uma procura gigantesca”, segundo Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, referência em live marketing. 

Em seus espaços exclusivos, os patrocinadores colocam os participantes como protagonistas, oferecendo cenários instagramáveis, experimentos sensoriais e imersivos e muitas outras novidades, como mostra o canal meio & mensagem. Além disso, ainda acontece a distribuição de brindes personalizados que, quando levados para casa, passam a ser lembranças físicas que promovem associações positivas e o reconhecimento da marca. 

Brindes personalizados da Drika para os festivais

Destacar-se em meio à concorrência é importante e, para isso, é preciso levar em consideração a utilidade desses brindes durante a ocorrência do festival. Produtos que podem ser usados assim que recebidos despertam interesse coletivo e causam divulgação orgânica por meio de fotos e vídeos postados espontaneamente.

Exemplos disso são os copos da Budweiser para o Lollapalooza e os copos da Coca Cola para o Rock in Rio. Nessa categoria, é possível encontrar em nosso portfólio opções que trarão o destaque pretendido como o copo ecológico com luz de LED, copo ecológico com tirante e copo retrátil.

Já a marca de uísque Johnnie Walker, premiou com uma shoulder bag os que conferiram sua ativação. Ideais para carregar os pertences com segurança, esse é um item bastante cobiçado e, por isso, sugerimos exemplares feitos em nylon, córdoba ou em formato meia lua.

Outros acessórios disputados são os que protegem o público do sol e da chuva e, por isso, boné, viseira e chapéu são brindes recomendados para ficar em evidência. O modelo bucket, por exemplo, foi a escolha do Itaú no RIR em 2022 e acabou sendo usado pelo vocalista do Coldplay, gerando exposição gratuita da marca e mais de R$12 milhões de retorno, de acordo com a informação dada pelo próprio banco.

Óculos também aguçam o desejo da maioria e, por isso, foi a escolha da Sadia para atrair atenção para o seu estande no Lollapalooza. Para uso diurno, na versão com luz de LED ou dobrável, não há como errar caso esse seja o produto selecionado. Além deles, os cordões para pendurá-los no pescoço completam a proposta.

Por fim, ainda podemos indicar itens que não perdem em nada perto de todos os que já foram citados. Canga, ring light, fita salva celular, também servirão de vitrine para as empresas que enxergam os brindes personalizados como oportunidade de negócio.

Surpreenda milhares de pessoas de uma só vez presenteando-as com algo que fará parte de suas histórias. Permita que elas levem consigo a experiência vivida nos festivais de música, através de produtos que carregam a sua marca. 

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